Ipega PG-9078

Irei falar um pouco sobre este controle Bluetooth que é compatível com Windows, iOS, Android e PS3.

Peraí, compatível com PS3?? Mas como?

Calma, calma… Vamos por partes, ok? Este controle possui o básico que um DualShock3 possuiria, sem a vibração, infelizmente. Lançado em 2018, possui 12 botões ao todo, 2 joysticks analógicos e dois gatilhos analógicos (L2 e R2, indicados no controle como LT e RT), além dos direcionais. O botão Ipega (ou Ípega) serve tanto para ligar quanto para parear o controle em outros dispositivos. O pareamento se dá por segurar por uns 3 segundos o botão Ipega + botões de ação (A/B/X/Y), sendo cada um ativando um modo:

Ipega + X = Modo controle/Mouse (para uso em dispositivos Android/Windows) , simula um controle de Playstation 3 ao configurar botões no modo Controle, que está ativo quando o LED 1 está ligado; apertando o botão Ipega novamente liga o LED 2, ativando o modo Mouse, mas no PC aparece como controle NGDS e com limitações citadas abaixo.
Ipega + A = Modo GamepadPlus, aparece NGDS como nome de controle no PC, por algum motivo estranho o botão 3 não é configurável e os gatilhos analógicos são desativados.
Ipega + B = Modo iCade para iOS, não funciona no Windows por não parear corretamente.
Ipega + Y = Modo Newgamepad N1, não pareia corretamente no Windows.

Este controle contém modos acessíveis apenas por USB, como suporte ao PS3 e ao XInput, que alguns jogos de PC necessitam para rodar. Estes modos são acessíveis por manter Start apertado enquanto conecta o controle pelo cabo USB ao PC e o XInput é ativo segurando Ipega + X após conectar.

Sua bateria aguenta até 20 horas ininterruptas de jogo e carrega de maneira rápida (em torno de 2 horas) e com modo standby automático após algum tempo sem uso (coisa de uns 10 segundos sem apertar nada), então se seu controle desligou enquanto via alguma intro, é só segurar o botão Ipega por uns instantes e ele já ligará novamente. A bateria é carregada por uma porta MicroUSB que é usada para conectar ao PC/PS3 (o cabo é o mesmo utilizado para carregar celulares, que vem incluso na caixa com o controle, manual e suporte para celulares de até 6 polegadas, na vertical). Quando a bateria está fraca a luz do controle começa a piscar para indicar que precisa caregar o controle, a bateria é de 380mAh, mas eu gostei da maneira como indica o carregamento: ao carregar os LEDs piscam lentamente indicando a carga, e a carga completa é indicada de duas formas – quando conectado a um dispositivo o LED para de piscar, ficando aceso; quando desligado os LEDs param de piscar.

O manual cita dois QR Codes, que apontam para:
1. Página xiaoji001.com, para baixar o emulador Happy Chick, para jogos antigos (é um emulador tudo-em-um, mas você pode utilizar o emulador de sua preferência, como o Retroarch por exemplo)
2. App para Android para usar o controle em apps que não suportam o controle (o app em questão é o Octopus Driver, mas não testei ainda)

Eu testei com alguns apps no celular e esses foram os resultados:
ePSXe (Emulador PS1): Roda normalmente com as configurações padrão, mas você precisa configurar o Player 1 com o controle pareado, pois nem sempre abre no automático;
Crazy Taxi Classic: Vale a pena usar com o suporte, pois parece que é o controle que treme! uma pena o acelerador/freio estarem nos RB/LB…

Então vamos aos Prós e Contras…

Prós:Contras
Controle sem fio (usando Bluetooth 3.0)Para usar o XInput precisa conectar o controle pelo cabo
Suporta Windows, Android (do 3.2 pra cima), iOS e PS3Não possui vibração no controle
Possui facilidade de uso no AndroidNão tem suporte aos gatilhos analógicos no PC (usando Bluetooth)
Pode facilmente trocar entre controle e MousePor ser controle de celular, somente smartphones com tela de até 6 polegadas pode ser usado no suporte incluso
Carga via porta microUSBDirecional macio mas não é prático para jogos de luta
Contém modo simples para indicar carga completa da bateria
Seu preço varia de 90 a 150 reais, com valores na média de 120-130 na maioria das lojas.

Essa página vai virar um minhocão pois estarei trazendo minhas experiências com emuladores e outros apps conforme puder testar, então espero que tenham curtido o artigo e não se esqueçam de comentar caso queiram alguma outra informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *